Escolas pelo mundo: 7 creches e escolas super interessantes.

Veja agora as sete escolas e creches que se destacam pelo ensino e arquitetura.

Aqui no Ateliê sempre buscamos inspirações e referências em projetos bacanas e inovadores de escolas pelo mundo. Essa pesquisa constante é que nos faz acreditar ainda mais no poder da arquitetura no processo de aprendizado.

Selecionamos algumas escolas conhecidas mundialmente que aproximam a pedagogia da arquitetura e do design e que vão trazer um novo olhar para gestores e arquitetos que, como nós, adoram o mundo da educação.

  1. A “Escole Martenalle Pajol” em Paris se destaca por suas diversas cores, texturas e formas dentro e fora da escola. O projeto foi feito pelo escritório Palatre & Leclère que restauraram um prédio de 1940,o resultado é incrível e mostra como um bom projeto escolar pode transformar qualquer espaço.

ecole-maternelle-pajol-by-palatre-et-leclere-architectes-01

ecole_maternelle_pajol_-_paris_02

escolaparis.jpg7jpg_620x413

postescola2

2.  A Ramat Hasharon é uma escola localizada em Israel e se destaca por ser um ambiente aconchegante e moderno. todo o mobiliário foi especialmente desenhado para a escola e as cores suaves são parte fundamental da identidade visual dos espaços. Quem disse que escolas de educação infantil tem que que se concentrar nas cores primárias?

f038c022-90ba-4dfc-b445-d404b7f9fa94

guarderia_ramat_hasharon_tel_aviv_israel

guarderia_ramat_hasharon_tel_aviv_israel_02

 

3. O Centro Infantil Municipal El Chaparral na Espanha possui janelas de arco-iris, corredores e salas de aula com luzes multicoloridas que mudam conforme o sol se move. As cores invadem os ambientes de um modo marcante e ao mesmo tempo sutil. Veja algumas fotos incríveis desta escola.

77bad42839586f95f23adc99af67b268

290586f7caff67ac8d2d8767d7acf76c

4c4fb89aff3d64bad1101a411c526e83

4. A Mama Smile é uma creche localizada no Japão composta por mini casinhas com funções diferentes, é como uma pequena cidade para as crianças. Um espaço simples, mas muito aconchegante e que com móveis especiais e exclusivos tem ambientes de brincadeira muito diferentes do que estamos acostumados a ver na maioria das escolas do Brasil. Mais uma vez temos o predomínio de cores suaves.

mama_smile_02

Mama_Smile_Tokio_Japon

mamasmile_15

designer-playgorund6

 

5. A Vittra School é uma escola localizada na Suécia, os móveis são planejados, coloridos e muito confortáveis. A escola possui poucas salas e paredes, o que se tornou uma das ferramentas para o desenvolvimento educacional, o objetivo é criar um local que possibilite a comunicação entre os alunos. “Nós temos uma variedade de espaços e apostamos nisso para potencializar o aprendizado. Acreditamos que pedagogia e design têm que andar juntos”, disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da rede Vittra.

6d33fb2d-b401-4e6b-871b-3d4143df00f8

3307247bd0b23414d5f07037890c8cbe

Vittra_Södermalm_Photo_Kim_Wendt_(36)

6. A Green School foi construída com uma estrutura toda de bambus- inclusive a lousa- e suas carteiras não são quadradas. Existe uma piscina natural e as refeições são feitas sobre folhas de bananeiras. As crianças também aprendem cuidar de animais e plantações além de artes marciais. Incrível né? Essa escola já recebeu milhares de visitantes desde sua inauguração. Escolas assim, com espaços totalmente voltado para o exterior e para a natureza são bem difíceis de se encontrar nas grandes cidades brasileiras.

bamboe greenschool

bamboo-green-school-1

hos-classroom-area

7. A Taka-Tuka Land está localizada em Berlim. A proposta era de aproveitar a estrutura pré-existente de um jardim para criar uma fachada que desempenhasse pepel interativo. E o mais legal de tudo isso é que o custo da construção foi extremamente baixa porque grande parte do material é reciclável.

escola-taka-tuka-land

5 - menina escalando

 

O que acharam? Deixe seu comentário com sugestões, ideias e opiniões. Sempre que procuramos escolas pelo mundo para colocar no blog temo a intenção de mostrar o quanto os ambientes de ensino podem fugir dos padrões convencionais a que estamos acostumados.

Escolher algum espaço específico dentro da escola para utilizar soluções inovadores pode ser o que falta para transformar a escola convencional em uma escola inovadora.

Se você também quer que a sua escola seja muito melhor entre em contato com nossa equipe, nos mande um e-mail no atelieurbano@atelieurbano.com.br.

Até a próxima!

O Ateliê Urbano foi formado em 2003 e hoje tem como sócias as arquitetas Carolina Mazzei e Claudia Mota que dirigem os departamentos de Paisagismo e Arquitetura, respectivamente. A equipe do Ateliê Urbano assume cada trabalho como um novo desafio e usa o projeto como ferramenta de desenvolvimento de idéias inovadoras que possam transformar o edifício e a cidade.

Você também pode gostar

Comente