Hortas orgânicas para combater a depressão e a ansiedade

Nos inspiramos no texto do blog sobre psicologia, psicanálise e neurociência da Gláucia Leal para o Estado de São Paulo para criar o título deste post. É claro que colocamos as hortas orgânicas como personagem principal do título, afinal esta é a forma mais fácil de trazer o verde até a sua casa.

O texto fala sobre de que forma o contato com a natureza pode influir diretamente no nosso estado de espírito e na nossa saúde, salientando as vantagens que o verde pode trazer para a nossa vida.

Citando estudos feitos em Madri e na Holanda a autora nos traz dados muito interessantes, como por exemplo, que muito tempo longe da natureza pode acelerar o processo de envelhecimento das células e ainda que a proximidade com os ambientes naturais pode diminuir os sintomas de ansiedade e depressão.

Ao ler esta matéria, nós aqui do Ateliê ficamos ainda mais empolgados com o curso de hortas orgânicas que iremos dar no dia 09 de maio (já falamos sobre o curso aqui)

Nós realmente acreditamos que o verde tem efeitos muito benéficos ao ser humano e acreditamos também que a nossa casa é o primeiro lugar que pode promover este contato tão importante com a natureza. Isto se torna real principalmente quando pensamos em mega cidades como São Paulo.

Cuidar de hortas orgânicas tira qualquer um do sedentarismo, fornece descanso para a mente e cria rotinas saudáveis. As preocupações são totalmente esquecidas e conseguimos nos doar a algo prazeroso e que anda colabora na melhora da nossa alimentação.

Se para os adultos o verde tem todo esse poder imagine então para uma criança. Olha só o que o artigo da Gláucia Leal fala sobre o contato com a terra pode gerar na vida dos nossos pequenos:

“Mesmo para criança, esse contato com ambiente natural faz bem: há algum tempo já se sabe, por exemplo, que a bactéria Mycobacterium vaccae, que vive no solo, age no cérebro, melhorando a capacidade de aprendizagem e o humor de quem mexe com terra…”

hortas orgânicas para combater a depressão e a ansiedade
O contato com a terra também aumenta a capacidade de aprendizagem das crianças.

Diante de tantos benefícios não nos resta alternativa a não ser espantar a preguiça, levantar do sofá e iniciar o cultivo do primeiro vaso em casa.

Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Faça a sua inscrição aqui para a primeira Turma do “Mãos à Horta” e aprenda como ter a sua horta orgânica em casa.

Esperamos por você no dia 09 de maio no jardim do Cowave e também use as hortas orgânicas para combater a depressão e a ansiedade na sua vida.

Até lá.

 

 

O Ateliê Urbano foi formado em 2003 e hoje tem como sócias as arquitetas Carolina Mazzei e Claudia Mota que dirigem os departamentos de Paisagismo e Arquitetura, respectivamente. A equipe do Ateliê Urbano assume cada trabalho como um novo desafio e usa o projeto como ferramenta de desenvolvimento de idéias inovadoras que possam transformar o edifício e a cidade.

Você também pode gostar

Comente