Escolha o melhor local para sua escola em 5 passos

Escolher o melhor local para sua escola é uma das mais importantes providências para quem deseja iniciar um negócio nessa área.

aerial-view-1210063_1920Muitas vezes seu negócio pode ser inviabilizado por não ter sido dado o devido valor a quesitos fundamentais e que muitas vezes passam desapercebidos. Como em todo novo negócio que se pretende montar,  a pesquisa de um espaço que se adeque à atividade que nele será desenvolvida é de extrema importância.

Não há um receita perfeita e cada lugar do Brasil tem as suas próprias regras e legislação. De forma geral podemos salientar alguns pontos fundamentais e que servem praticamente para todas as situações e portes de instituições na hora de escolher o melhor local para uma escola. Vamos a eles:

Verifique a legislação

As leis de zoneamento das cidades definem os locais onde determinadas atividades podem ser exercidas. Alugar ou comprar um imóvel numa área em que não seja permitido o funcionamento de uma escola é como “jogar dinheiro pela janela”, principalmente se você irá investis na construção de um novo prédio.

A consulta ao zoneamento do local é a única forma de garantir que o seu estabelecimento não irá sofrer qualquer tipo de embargo ou problemas com a obtenção de alvarás de funcionamento.

Para quem mora na cidade de São Paulo é possível encontrar a nova lei de zoneamento clicando neste link.

O primeiro passo na escolha do melhor local para uma escola é a verificação de que o local pode abrigar a sua instituição sem qualquer problema futuro.

Mapa de zoneamento da Vila Mariana
Mapa de zoneamento da Vila Mariana
Dimensione o espaço necessário e verifique a capacidade de adaptação do edifício

O levantamento de todas as necessidades da instituição é o próximo passo para a escolha do melhor local para uma escola.  Este levantamento deve levar em conta a faixa etária a ser atendida, o número de pessoas que frequentarão a instituição (alunos, pais, professores, colaboradores e visitantes em geral), espaço necessário para carga/descarga e estacionamento, espaços para salas de aula, espaços para atividades especiais, áreas para práticas esportivas, áreas de reunião (auditórios e teatros).

Quanto mais completa for a lista de espaços desejados para  a escola, mais preciso será o dimensionamento da área necessária para esta. Este valor de metragem quadrada é mais um dos parâmetros a serem utilizados na escolha do imóvel ideal tanto para alugar quanto para comprar.

Ah, mais um ponto crucial no caso de alugar uma edificação existente: verifique se é possível adaptá-la para as normas de acessibilidade. É imprescindível que a sua escola possa atender a portadores de necessidades especiais, é uma exigência legal e que deve ser cumprida da forma correta.

Vagas de estacionamento

Em grandes cidades o local para parada e estacionamento de automóveis acaba por ser um diferencial em qualquer instituição e ensino. Muitos pais buscam a facilidade de deixar o filho na porta da escola sem que hajam grandes transtornos e oferecer um local em que esta situação seja possível  acaba por ser um benefício.

fila dupla
Foto: Jornal A Tarde

Este não é  um ponto imprescindível, e caso não seja possível atendê-lo é importante pensar uma solução alternativa, como por exemplo o convênio com um estacionamento próximo ou um serviço de manobrista que facilite a organização dos carros em horários de pico como entrada e saída.

Outra opção é a escolha de um bairro onde seja possível a parada de automóveis no entorno da escola.

Localização

Se você já tem uma escola e pretende ampliar e por conta disso precisa trocar de imóvel tente se manter próximo à sua localização atual. Pense que toda a comunidade escolar já está acostumado com os caminhos e a logística para chegar e sair da sua instituição, alterar esta rotina pode afastar alguns usuários e aqui não falamos somente de pais, mas falamos também de colaboradores.

Entretanto se você irá iniciar uma instituição do zero a preocupação com os fluxos de chegada e saída são muito importantes. Pesquise como é o trânsito no local em horários de maior movimento, quais são as principais vias de acesso e se há alguma característica específica do local que pode prejudicar o funcionamento da instituição  (feiras livres e alagamentos, por exemplo).

O melhor local para a sua escola é aquele em que pais, alunos e colaboradores tenham fácil acesso e o mínimo de intercorrências no percurso.

Topografia.

Este é um ponto muitas vezes ignorado pelos gestores. Mas se pensarmos na população que frequenta o ambiente escolar vamos perceber que a topografia é importante na escolha do melhor local para sua escola.

Ruas que sejam muitos íngremes dificultam o acesso de pessoas que venham a pé e com dificuldades e locomoção. Crianças pequenas, pessoas que empurrem carrinhos de bebês ou idosos podem ser prejudicados nesta situação e o caminho para a escola pode se transformar numa verdadeira corrida de aventura.

Prefira, sempre que possível, ruas com perfis mais planos. A localização hoje é um dos pontos que os pais mais levam em consideração na hora da escolha das escolas de seus filhos, atentar para este tipo de detalhe é essencial.

Levantamos estes cinco pontos como sendo os que mais podem comprometer a implantação e o bom funcionamento de uma instituição de ensino e servem como base para a escolha do melhor local para a sua escola.

É claro que o cumprimento e todos estes requisitos é a situação ideal e nem sempre possível. Estar atento a detalhes e tentar cercar o maior numero possível dentre eles já é um grande passo e pode evitar grandes transtornos no futuro.

Investir um pouco mais de tempo nesta primeira etapa é muito melhor e muito menos desgastante do que tentar resolver impasses junto a órgãos públicos depois que o imóvel já tiver sido comprado ou alugado.

O Ateliê Urbano dá consultoria no auxílio da escolha do melhor terreno ou imóvel para a implantação da sua instituição.

Entre em contato conosco pelo nosso email – atelieurbano@atelieurbano.com.br – ou pelos telefones 11 38723701 ou pelo 11 30429957 e escolha o local correto para a sua escola.

O Ateliê Urbano foi formado em 2003 e hoje tem como sócias as arquitetas Carolina Mazzei e Claudia Mota que dirigem os departamentos de Paisagismo e Arquitetura, respectivamente. A equipe do Ateliê Urbano assume cada trabalho como um novo desafio e usa o projeto como ferramenta de desenvolvimento de idéias inovadoras que possam transformar o edifício e a cidade.

Você também pode gostar

Comente